Pesquisar:

CHRISTMAS IN EUROPE 2014 - ESLOVÁQUIA

No dia 07 de dezembro de 2014, nós e o Chef Yannick, saímos da Escola de Hotelaria de Fátima em direção ao aeroporto de Lisboa , onde embarcámos no avião rumo a Presov, Eslováquia no âmbito da atividade “Christmas in Europe 2014”.

Quando chegámos ao aeroporto de Kosice, Eslováquia, encontrámos a comitiva de “Christmas in Europe”, que nos levou para Presov, onde conhecemos o local onde iríamos ficar instalados durante uma semana. De seguida, fomos encaminhados para um pavilhão onde teve lugar a montagem e exposição do nosso stand. No qual apresentámos o famoso bolo rainha e a deliciosa ginja de Óbidos, servida tradicionalmente em copos de chocolate. Após a finalização do stand, ocorreu uma inauguração de todos os stands de todos os países europeus ali presentes. Ao longo de toda a semana, participámos em vários eventos e workshops, tais como, o workshop de cozinha eslovaca, o workshop de novas tendências de bartending, o workshop de gingerbread, entre outros. Visitámos também 3 igrejas (Ortodoxa, Evangelista e Católica), uma destilaria de whisky – Nestville Park, a embaixada do conhaque em Kosice e o castelo em Stará L’ubovna.

Elaborámos ainda um buffet, conjuntamente com todos os países participantes, que teve lugar na quarta-feira à hora do jantar, onde apresentámos iguarias tradicionais portuguesas, tais como: polvo á lagareiro, bacalhau com migas, cabrito, filhoses, sonhos, bolo rainha e ginja de Óbidos. Realizámos uma parada até ao centro da cidade de Presov, vestidos com os trajes tradicionais de cada país. Na quinta-feira, organizámos também um teatro de sombras natalício que apresentámos perante todos os outros países. No dia seguinte, comparecemos, todos juntos, num jantar de gala, com o efeito de despedida e entrega de certificados. Nos nossos tempos livres, tivemos a oportunidade de jogar uma partida de bowling que promoveu a cumplicidade entre escolas e países, fomos às compras, visitámos pormenorizadamente a cidade e fizemos amizades com os habitantes eslovacos.

No geral, foi uma ótima experiência para a aquisição de novos conhecimentos, amizades, experiências, etc., a qual nunca iremos esquecer.

Escrito por alunos da EHF