Pesquisar:

O que fazemos?

O GCI – Gabinete de Cooperação Internacional é a unidade da INSIGNARE encarregue de propor, estabelecer, operacionalizar e avaliar parcerias internacionais com organizações congéneres para o desenvolvimento de projetos educativos e formativos de interesse para as diversas áreas de trabalho que constituem o universo da INSIGNARE.

Há já vários anos que a INSIGNARE tem vindo a participar, muitas vezes na qualidade de coordenadora, em vários projetos internacionais, onde comitivas de docentes e alunos se deslocam ao estrangeiro para intercâmbios na Europa, quer de índole pedagógico e cultural – viagens a uma escola parceira, geralmente por uma semana –, quer de índole profissional – estágios em empresas num determinado país, por dois meses.

Neste último caso, os nossos alunos realizam habitualmente os seus estágios curriculares em junho e julho –Espanha, Estónia e Reino Unido, por exemplo, acolhem os alunos da EscolaProfissional de Ourém - e em Espanha, no caso dos alunos da Escola de Hotelaria de Fátima, destacando-se aqui o curso de Cozinha/Pastelaria, que habitualmente os desenvolve em San Sebastian, no País Basco, considerada a capital planetária da Gastronomia pela inovação culinária, traduzida no elevado número de restaurantes com estrelas Michelin e berço de vários dos melhores chefs mundiais.

Quanto ao primeiro, nos últimos anosletivos os nossos alunos estiveram em diversos países:Alemanha, Espanha, Estónia, Hungria, Itália, Polónia, Turquia, ...Todas estas reuniões foram apoiadas pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Recebemos também visitas de trabalho de escolas parceiras, para partilha de aprendizagens e colaboramos ativamenteno acolhimento de jovens dessasEscolas para os seus estágios curricularesem empresas da região.

Para 2014/2015 estão já confirmados intercâmbioscomEspanha, França, Itália e Reino Unido, estando ainda em aberto outras deslocações.

Recorrendo sempre que possível a financiamento Europeu para a operacionalização dos projetos que pretende implementar, este ano letivo ficou marcado pela entrada em funcionamento de um novo Programa Comunitário (Erasmus +), a vigorar entre 2014 e 2020. Agrupa as diversas ações até agora dispersas por vários Programas: Aprendizagem ao Longo da Vida (onde estavam os conhecidos Comenius, Leonardo, Grundtvig e Transversal, todos com projetos desenvolvidos na INSIGNARE); Juventude; Tempus; Erasmus Mundus; Alfa; EduLink; acrescendo ainda uma nova área, o Desporto.

A INSIGNARE apresentou várias candidaturas a este novo programa, a saber: estágios curriculares para alunos e estágios para professores da área técnica, de dois e um mês, respectivamente; cursos de formação contínua na área pedagógica para docentes da área sociocultural e para pessoal não docente. Todas foram aprovadas, pelo que 2014/2015 se afigura preenchido para dezenas de alunos, professores e pessoal de apoio!

Além destas, participa em vários consórcios, como coordenadora ou como parceira, em candidaturas a projetos de Parcerias Estratégicas para Jovens e Adultos (antigas Parcerias Multilaterais Comenius, Leonardo e Grundtvig), bem como à tipologia Juventude. Estão todas ainda em análise, exceto duas nesta última, já aprovadas – 7 alunos e 1 docente da EPO deslocaram-se em agosto a Narva, na Estónia, para uma semana de intercâmbio de experiências; 4 alunos e 1 docente da EHF vão deslocar-se à Eslováquia em dezembro, para alguns dias de trabalho colaborativo na área da gastronomia internacional.