Pesquisar:

Alunos da EHF participam em Festival Gastronómico em Czestokowa, Polónia

Foi no início de Junho que a Escola de Hotelaria Fátima participou num festival de gastronomia, que decorreu na Polónia, na cidade de Czestokowa.

Nesta cidade, Czestokowa, com grandes semelhanças a Fátima principalmente pela componente religiosa, a avenida principal do santuário transformou-se, durante uma semana, na Avenida do “Bom Gosto”, um importante festival para o turismo e desenvolvimento gastronómico da região que tem vários pontos de venda onde se apresentam queijos “fumados” tradicionais das zonas montanhosas da Polónia, ervas aromáticas e especiarias, legumes sazonais e venda de comidas típicas.

No âmbito deste festiva, no domingo, dia 9 de Junho, a equipa da Escola de Hotelaria de Fátima constituída pelo chefe Ricardo Raimundo e por dois alunos do 1.º ano do curso de Cozinha/Pastelaria, Alexandre Machado e Diogo Bastos, prepararam e confecionaram dois pratos típicos da cozinha portuguesa: a barriga de porco à bairrada e o frango na púcara. As confeções foram realizadas no palco do festival culinário de Czestokowa para a degustação dos presentes neste mesmo festival.

No decorrer desta visita fomos muito bem recebidos em duas escolas, uma escola económica e uma gastronómica ao nível de uma escola de hotelaria.

Na escola económica fomos recebidos com um ritual típico no qual pessoas vestidas com trajes tradicionais da região oferecem aos convidados uma pequena fatia de pão e sal como simbolismo de boas vindas e prosperidade.

Na escola gastronómica os alunos têm uma formação teórica e prática e realizam as preparações e a confeção de refeições vendidas ao público da região. A escola está ainda equipada com salas técnicas para a formação dos estudantes.

Durante esta viagem foram ainda proporcionadas várias vistas culturais a museus e ao santuário de Czestokowa tal como uma à Cracóvia, ao museu Vavel.

 A experiência teve um saldo muito positivo para os alunos tendo em conta a possibilidade de conhecerem um novo país, cultura e gastronomia e poderem cozinhar e promover a gastronomia tradicional Portuguesa.