Pesquisar:

O que é o Processo de RVCC

Um Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, adquiridas ao longo da vida

Pode ser escolar ou profissional


O reconhecimento de competências consiste na identificação de competências adquiridas ao longo da vida, em contextos formais, não formais e informais (no trabalho, em ambiente associativo, em formações realizadas, em família…), reconhecendo-as de acordo com conteúdos escolares/técnicos e certificando esses conhecimentos e competências com uma habilitação escolar (4.º, 6.º, 9.º e 12.º ano de escolaridade) ou com uma Certificação Profissional, ou ambas simultaneamente.

Para isso, cada pessoa terá que elaborar um portefólio (um trabalho escrito sobre a sua própria vida) onde irá reunir documentos de natureza biográfica e curricular e onde se evidenciam os conhecimentos e competências adquiridos ao longo da vida. Para tal terá o apoio constante de um Técnico de Orientação, Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (TORVC) e de professores/formadores das várias áreas.

Para o Ensino Básico (4.º, 6.º e 9.º ano) as áreas nas quais as pessoas terão que demonstrar conhecimentos, são:

_ Linguagem e Comunicação

- Matemática para a Vida

- Cidadania e Empregabilidade

- TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)

Para o Ensino Secundário (12.º ano) as áreas nas quais as pessoas terão que demonstrar conhecimentos, são:

_ Cultura, Língua e Comunicação

- Sociedade, Tecnologia e Ciência

- Cidadania e Profissionalidade

Para o RVCC profissional, as pessoas terão que demonstrar conhecimentos técnicos na profissão que se propõem certificar, de acordo com os referenciais de formação existentes para cada área, disponíveis no Catálogo Nacional de Qualificações. (http://www.catalogo.anqep.gov.pt)

 

Nota: Pessoas com idades compreendidas entre os 18 e 23 anos, inclusive, só poderão ser encaminhadas para Processo RVCC - escolar ou profissional - se tiverem, no mínimo, 3 anos de experiência profissional comprovada pela Segurança Social.

 

- FASES DO PROCESSO DE RVCC