Pesquisar:

Sessão sobre Social Media

No dia 31 de março a Escola Profissional de Ourém recebeu a visita de Filipe Almeida e Silva, Licenciado em Matemática Aplicada, Master em Business Administration e a preparar, atualmente, o Doutoramento sobre Semiótica.
Filipe Silva esteve com os alunos de Informática, Gestão, Design e Eletrónica e dinamizou numa sessão sobre Social Media, uma das áreas nas quais se especializou.
Começou por dizer que o conceito de Internet é um conceito ultrapassado que foi substituído por um conceito mais lato, o Social Media. O Social Media mais não é do que a potenciação de todos os conteúdos colocados nas várias plataformas existentes. Atualmente todas elas estão interligadas por isso qualquer um de nós ao colocarmos uma informação ela pode potencialmente ser vista por milhões e milhões de pessoas, quer utilizem ou não aquela plataforma específica. Este conceito mais lato de Social Media implica que todos nós participamos ativamente na Internet e deixámos de ser apenas consumidores da informação que aí era colocada. Esta questão levanta uma questão muito pertinente no que toca à veracidade da informação que consultamos. Se qualquer pessoa pode ser criador de conteúdos, como podemos ter a certeza se aquilo a que estamos a aceder é verídico? Aqui poderá surgir um papel muito importante para os atuais meios de comunicação social (jornais, revistas, televisões, rádios). Eles podem ser aqueles que dão credibilidade à informação que circula pela internet. Se virmos uma notícia qualquer na internet ela só passará a ser credível a partir do momento em que aparecer num meio de comunicação social. Da mesma forma, quando os alunos pesquisam informação, por exemplo na wikipédia, é importante verificar se há referências aos autores, se há referências bibliográficas que suportem essa informação. Caso contrário poderão estar a utilizar informações erradas.
Referiu ainda que esta democratização da internet foi muito potenciada pelo aparecimento do Facebook que ajudou ainda a criar uma estrutura comunicacional que hoje é reconhecida por todos. FRIENDS, LIKE, TAG, NOTIFICATION, TIMELINE, NEWS FEED são alguns aspetos dessa estrutura.
Filipe Silva deixou uma mensagem importante ao afirmar que a Internet não é tão maléfica como muitos afirmam. Indicou estudos que demonstram que os utilizadores da Internet leem mais livros, veem mais cinema e fazem mais desporto, que as classes mais desfavorecidas têm um maior contacto com os seus familiares através das várias plataformas, que a utilização da internet não tem impacto nos hábitos das pessoas e que ajuda à construção da identidade das gerações mais novas. O Social Media é a extensão da própria vida e todos nós, enquanto participantes ativos nas variadas plataformas de inserção de conteúdos, somos Social Media.

Imagens